segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Neuromarketing em uma cadeira de praia

Quando falamos em neuromarketing, algumas leituras fazem a gente crer que é uma coisa mágica e misteriosa. No final, o neuromarketing dá medo do seu poder e ao mesmo tempo faz soar o “bip” de uma certa desconfiança de que tudo isso não passa de charlatanismo.

Sem mistério, gente. Ninguém precisa fazer cara de mau e se sentir o mago cruel, ou gritar imediatamente “Vodu é pra jacu!” para os “encantos” do ramo..

Fazer neuromarketing é eficiente e mais simples do que parece.

Um exemplo pra começar já a praticar: falar com os neurônios-espelho do consumidor. Os neurônios-espelho nos aprontam armadilhas como sentir vontade de bocejar ao ver alguém fazendo isso.

Um “defeito” do cérebro? Não mesmo: essa característica foi fundamental para nossa espécie, pois é responsável por aprendermos coisas só de olhar e foi o que nos possibilitou desenvolver nossa linguagem. Não aprendemos a falar imitando os mais velhos?

E os neurônios-espelho também ajudam o seu negócio: nos projetarmos no lugar dos outros faz com que a gente já se imagine usando um produto antes mesmo de adquirir, apenas o olhando ou vendo pessoas o utilizando e aí a “magia” acontece: temos vontade de “imitar” o comportamento de aquisição do produto ou serviço.

Aprendi isso de um jeito bem prático: minha família tem um restaurante na praia e oferecemos o serviço de aluguel de cadeiras para as pessoas tomarem sol. Percebemos uma coisa: quando MOSTRÁVAMOS as cadeiras junto com a plaquinha de aluguel, muito mais pessoas buscavam o serviço.

Isso são os neurônios-espelho agindo, fazendo o consumidor já se imaginar usando o produto. Um “truque” simples e eficiente de neuromarketing. Nada de magia, nada de mistério.

A lição para todos nós: Sempre que puder, mostre gente usando seu produto na sua publicidade, faça as pessoas tocarem e sentirem o produto, ofereça degustações e demonstrações. Os neurônios-espelho ajudam você a vender mais.

Sem misticismo ou coisas muito complicadas: o neuromarketing é uma ferramenta poderosa!



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