segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Maior Filme de Todos os Tempos

Esqueça Casablanca, A Lista de Schindler, Cantando na Chuva e outras babaquices de gente Cult. A melhor obra já registrada em celuloide é o filme de 1988 protagonizado pelo Van Damme.

A razão? Ora, não me faça rir. Os filmes que citei anteriormente tem apenas atores fazendo biquinho e travando diálogos chatos ou dançando feito retardados. O Grande Dragão Branco, entretanto, traz ensinamentos sobre a maioria das ciências humanas! Nas quase duas horas de filme há quase tudo para formar um ser humano digno.

Aprendi sobre confiança: Somente com fé em suas habilidades que se faz uma abertura de pernas capaz de arriscar seus genitais ou se encara um coreano gigante e sanguinário.

Tive ensinamentos sobre honra e honestidade: Respeite seus pais, seu professores e mestres e você crescerá como indivíduo. E não roube espadas da casa de japoneses, você vai apanhar.

Amizade: NENHUM poeta que fez versos sobre amigos me mostrou o princípio básico da amizade, que o filme retrata. Nos ensina o maior dos filmes: “Mexeu com amigo meu, vai levar!”

Superação: as cenas finais demonstram o triunfo sobre a adversidade. Nisso, o filme é imbatível: do estado de cegueira frente um oriental assassino onde tudo parece perdido, o protagonista dá a volta por cima e faz o tal oriental praticamente chamar pela mamãe! Chupa essa manga! Inclusive você, carinha que ressuscitou na páscoa: Frank Dux no seu lugar encheria aqueles romanos de porrada e não ficaria chorando pelo papai ter largado de mão.

Sobre Moral e Ética, também. Textos clássicos sobre ética foram escritos por velhos gregos vestindo lençóis e são difíceis de entender, a canalhagem do Chong Li, em vez disso, é clara.

Ainda no terreno das ciências mais clássicas, também me ensinou:

Metafísica: A metafísica trata de realidades transcendentes e a superação na luta transcende a realidade! Lembre que enquanto ele estava cego e em perigo lembrou dos ensinamentos de seu mestre e deu um soco no estômago do Chong Li! Tudo isso em frações de segundo!

Epistemologia: O treinamento de Van Damme é uma aula de método!

Estética: Mesmo lutadores suados, meio cegos e de nariz arrebentado podem ser atraentes perante loiras bonitonas.

Lógica: Muito bom, mas tijolo não revida.

Quer saber? Não é apenas o melhor filme, é a maior obra da humanidade.

Esse é um texto sobre a patética natureza humana. Se há alguém aí ofendido, o autor pede suas desculpas... Mas não vai adimitir o erro nunca! Afinal, sua formação humanista é perfeita.

Um comentário:

Diêgo Silveira Maia disse...

Quando fui ver esse filme, aprendi onde ficava o banheiro do cinema. Foi muito instrutivo.
Agora, falando sério, cara: É bom demais!!
"Tijolos não reagem!" Memorável, Rédi!!